Os ácaros são seres microscópicos pertencentes à classe dos Aracnídeos e à subclasse Acari, palavra que deriva do grego “akares” e significa pequeno, e por possuirem grande capacidade de adaptação, que eles têm explorado grande possibilidades de lugares para viver.
Grande parte desses seres vivem como parasitas de plantas e animais, e há os ácaros domésticos parecidos com os carrapatos, mas numa versão microscópica, esse ser é o grande vilão dos que possuem alergias a poeiras, como são invisíveis ao olho nu, passam completamente despercebidos em nossa rotina, podendo infestar em estofados, tapetes, toalhas, colchões e travesseiros, sendo esse último seu lugar preferido! Mas eles tembem habitam outros cantinhos onde encontrarem seu alimento: a pele humana. Mas não se preocupe! Os ácaros não são carnívoros. Eles apenas se alimentam de restos de pele morta.
Por que os ácaros causam alergias?
O que faz mal às pessoas não é o ácaro em si, e sim suas resíduos (carcaças e fezes), que grudam nas fibras dos tecidos e são prejudiciais à saúde.
Normalmente esses excrementos ficam retidos nos tecidos, e uma limpeza superficial não é capaz de eliminá-los, então quando alguém se senta ou deita, essas partículas são lançadas ao ar e respiradas, o que faz com que cause crises alérgicas.
O ideal é manter esses locais sempre limpos e observar a vida útil de cada um, vale lembrar que o colchão tem vida útil de 5 a 7 anos e os travesseiros de 2 anos, portanto, as vezes visualmente eles estão em bom estado, mas podem sim estar infestados desses seres e prejudicar a sua saúde! Então, se cuide!