Saiba que isso pode acontecer por diversos fatores! Quando sua saúde está equilibrada é comum que o acordar não seja tão sofrido. Caso acordar seja muito difícil para você, confira aqui os possíveis motivos e algumas dicas para reequilibrar sua saúde!
Uma pequena parcela da população tem algum tipo de doença que provoca sono excessivo, caso você já tenha procurado auxílio médico e esse não seja o seu caso, confira algumas situações que podem estar prejudicando seu descanso:
- Não dormir o suficiente: A quantidade ideal de sono para uma pessoa adulta é de 7 a 8 horas (há exceções), então se frequentemente você acaba indo dormir tarde, é natural que ao amanhecer você não se sinta disposto a levantar, já que não completou seu mínimo de sono.
- Claridade no quarto: O corpo precisa produzir melatonina, e isso só ocorre quando estamos em lugares com escuridão. Pessoas que costumam trocar o dia pela noite não conseguem produzir esse hormônio, o que afeta diretamente a sua saúde e bem-estar. O ideal é que ao dormir desligue TV’s, abajures, e evite tudo que possa trazer iluminação enquanto dorme.
- Utilizar aparelhos eletrônicos antes de dormir: Além de distrair e acabar postergando seu horário de dormir, eles estimulam você a ficar acordado e o corpo não relaxa da maneira correta para que se possa ter uma noite tranquila.
- Dormir com o quarto todo fechado: Aqui falamos também sobre o item 2, apesar da escuridão ser ótima para dormir, manter a janela um pouco aberta para que acorde com a claridade do sol ajuda a despertar de forma mais lenta e natural.
- Alimentos pesados antes de dormir: Comer alimentos com excesso de gordura durante a noite faz com que o sistema digestivo trabalhe de maneira intensa em um momento em que ele deveria diminuir sua atividade, e isso pode provocar uma noite agitada, além de outros impactos que serão citados no post “Alimentos bons x alimentos ruins para comer antes de dormir” na sessão Curiosidades.
- Não praticar exercícios físicos: A pratica de exercícios ajuda o organismo a se manter saudável e tratar problemas como a insônia e até a apneia do sono, pois ele auxilia na diminuição da gordura corporal e consequente abertura das vias aéreas durante o descanso.
Para melhorar seu sono, siga as dicas acima e nos conte como foi! Lembre-se: toda mudança deve ser gradual e toda nova rotina deve-se iniciar com 21 dias de hábitos ininterruptos.